Pular para o conteúdo principal

Receita de brigadeiro

Brigadeiro é unanimidade, não conheço uma pessoa que resista. Passei a infância e a adolescência me acabando em panelas  e comendo brigadeiro de colher e até hoje, não consigo me controlar. 

Quando éramos mais novos, minha irmã e eu fazíamos um verdadeiro plano de guerra para nossa mãe não notar que o consumo do doce era frenético em casa. A lata de leite condensado da despensa era usada sempre que dava vontade de fazer brigadeiro todo dia? e, imediatamente era substituída por outra comprada no mercadinho do bairro. A prova do crime ia direto para o lixo da rua e quando não comíamos tudo, o prato passava a noite no fundo da geladeira pra ninguém perceber nossa arte. Que tempo bom!. 

Depois de adulto, meu desafio foi encontrar a receita perfeita de brigadeiro. E já tentei de tudo. Achocolatado, como faziam nossas mães, chocolate em pó, chocolate em barra, leite condensado de todas as marcas, margarina, manteiga. Nunca ficou ruim, mas também não era nada de extraordinário. Meu desejo era achar uma receita de brigadeiro cremoso, consistente para enrolar e ao mesmo tempo resistente para não açucarar. Não há nada pior do que um brigadeiro açucarado.

 Há pouco tempo conheci as lojas especializadas em fazer e vender brigadeiros gourmet, feitos com ingredientes selecionados. Viciei. Alguma dúvida? Coloquei na cabeça que tinha que achar um jeito de como fazer brigadeiro parecido. O principal ingrediente, o chocolate belga, eu já conhecia, mas nunca fui atrás pra comprar até sexta passada quando visitei a Rua Paula Souza e coloquei o pé na jaca. 

Comprei pastilhas de chocolate ao leite, amargo, cacau em pó, além dos granulados da Callebaut. Não é a pechincha de um chocolate comum, mas também não chega a ser um sonho de consumo e, posso falar, vale cada centavo. A ideia para receita de brigadeiro gourmeteu já tinha garimpado em alguns sites como o da Helena Gasparetto, doceira das boas e uma grande inspiração para fazer essa receita. Adaptei ao nosso gosto e servi para os amigos. 

Levei alguns para o trabalho hoje e nem deu pra todo mundo. Prometi repetir a dose. Acho que alguma coisa certa eu devo ter feito. Vamos a receita de brigadeiro gourmet.


 Receita de brigadeiro

Ingredientes:


- 1 lata de leite condensado (como diz minha avó, use o melhor do mercado, ele é mais consistente e valoriza a receita)

- 1/3 de xícara generosa de cacau em pó (usei o da Callebaut)

- 1/3 de xícara e mais um pouquinho de chocolate ao leite (usei o da Callebaut)

- 1 colher de sopa cheinha de manteiga extra (se puder, evite a margarina. a manteiga extra é rica em leite e confere cremosidade ao preparo)

- 3 colheres de sopa rasas de creme de leite sem soro 

- Granulado
(usei o split da Callebaut, experimente e resista se conseguir)


Modo de Fazer:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo sempre baixo, mexendo sem parar, até que a mistura fique encorpada e desprenda do fundo da panela ou até você quase desmaiar com o aroma inebriante de chocolate, rs.

Despeje o brigadeiro em um prato untado com manteiga e espere esfriar completamente. Unte as mãos com manteiga, faça bolinhas de brigadeiro com uma colher de chá e passe no granulado. Se puder, experimente os da Callebaut, são pequenas pastilhas de chocolate, lindas e deliciosas.

 
Dica da Casa: Tente reservar uma panela só pra doces como o brigadeiro. Se a panela tiver um fundo bem grosso é melhor ainda, pois distribui o calor de maneira uniforme e evita que o quitute grude. Agora não tem com mais você errar a receita de brigadeiro! Essa maravilhosa receita fácil e bem explicada é do blog Casa de Casado, um otimo blog.


www.comofazearroz.blogspot.com.br/2016/05/como-fazer-brigadeiro-receita-facil



Bom Apetite
Até a Próxima!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Tamanho correto das Formas

 Boa noite! Hoje vamos aprender qual o tamanho correto das formas pequena , media e grande . Sabe aquelas medidas que as receitas costumam pedir no final e você acaba chutando porque não sabe as medidas das formas corretas ? Por exemplo quando a receita pedi, coloque em uma forma retangular media , ou então coloque em uma forma pequena de furo no meio . Coloque em uma forma grande quadrada etc.Vamos aprender todas as medidas de formas , para você não ficar mais, chutando as medidas das formas . Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Méd