Pular para o conteúdo principal

Tipos de Panelas para cozinha

Panelas para cozinha
 Conheça os diferentes tipos de panelas para cozinha e aprenda a usar a panela certa para preparar cada tipo de receita. Você sabia que existem panelas indicadas para cada tipo de receita? Saiba qual panela usar na hora da fritura ou do refogado

Saiba que usar a panela certa implica no sabor e no resultado de uma comida saborosa. Panelas de alumínio, cerâmica, inox, ferro e até de barro são algumas das opções. Conheça as vantagens e desvantagens, os cuidados e aprenda a usá-las.  

Escolher a panela correta é essencial na hora de cozinhar, algumas retêm mais o calor, outras não são ideais para fritura, outros tipos ressaltam o sabor dos alimentos. O consumidor pode escolher o tipo de panela mais adequado de acordo com o alimento e a necessidade nutricional de cada um.
 

Panela de Ferro



Tipos de Panelas para cozinha
A utilização desse tipo de panela traz alguns benefícios à saúde. Foi provada a transferência do mineral presente na superfície das panelas de ferro para os alimentos, transformando-as em importantes aliadas no combate à anemia. O mesmo foi constatado para as panelas de aço inox. Mas tenha cuidado com a manutenção. Ela pode enferrujar facilmente e, se esfregada, a ferrugem pode se soltar.

Panela de Alumínio polido

 
 
Tipos de Panelas para cozinha
tem um acabamento mais polido do que a panela de alumínio batido. Hoje sabe-se que o alumínio pode ser prejudicial à saúde, mas apenas se a panela for mau usada.Se for bem lavada e conservada, e se as recomendações de não usar esponja de aço, não raspar e ferver água antes do uso forem obedecidas, a panela de alumínio é perfeitamente segura. Há estudos científicos que mostram que uma panela de alumínio bem conservada não libera alumínio nos alimentos durante o cozimento.

Panela de Inox

 
 Tipos de Panelas para cozinha
A principal vantagem é o fato de as panelas não oxidarem. Além disso, o material é resistente e distribui o calor de forma igual por sua superfície.

Panela de Barro

 
 
 
Tipos de Panelas para cozinha
Indicada para fazer alimentos líquidos ou com caldo, como sopas, molhos, feijão e ensopados. Assim como a panela de cerâmica, demora para esquentar, mas mantém o calor por um longo período de tempo. Alimentos com baixo teor de água podem ficar ressecados se preparados nessa panela.

Panela de Alumínio batido/fundido

 
 
 
Tipos de Panelas para cozinha
Panelas de alumínio fundido que são excelentes, muito fortes e suportam altas temperaturas, em geral usadas profissionalmente em bares e restaurantes. As panelas de alumínio para cozinha são as melhores entre todas as outras para fritura por imersão. E nem precisa ariar demais: a mancha escura é uma proteção contra contaminação.

Panela de Cobre

 
 
 
Tipos de Panelas para cozinha

Assim como as inoxidáveis, as panelas de cobre são boas condutoras de calor. Mas não podem ser utilizadas para cozinhar todo tipo de alimento. Ao entrar em contato com o sal ou alimentos ácidos como tomate, limão e vinagre, o cobre pode se desprender da panela.

Panela de Cerâmica

 
 Tipos de Panelas para cozinha
Apesar de serem um pouco mais caras que as outras panelas para cozinha, o investimento vale a pena, já que são fáceis de limpar, antiaderentes e conservadoras de calor. Demora mais tempo que o normal para esquentar, o que faz com que o consumo de energia aumente.

Panela de Vidro

 
 
Tipos de Panelas para cozinha
Um dos modelos mais seguros para a saúde, a panela feita desse material não possui nenhum tipo de contraindicação. É fácil de limpar e não passa nenhum tipo de substância para os alimentos durante o preparo. Por outro lado, é cara, pesada, frágil e não pode ser reciclada por ser feita com vidro temperado.

Panela de Pedra

 
 
Tipos de Panelas para cozinha
 
Indicada para o preparo dos mesmos tipos de alimentos que podem ser feitos na panela de barro. Por ser porosa, pede atenção especial ao ser lavada, para que não haja proliferação de microrganismos. Aqueça-a em fogo baixo, para que a panela não rache pelo choque térmico.

Panela Esmaltada

 
 
Tipos de Panelas para cozinha
As panelas esmaltadas ou de ágata são muito decorativas mas lascam o esmalte facilmente e podem eventualmente contaminar os alimentos nelas preparados. As panelas fabricadas para cozinha anteriormente a 1980 só devem ser usadas para decoração – também não use se houver pinturas ou decalques na superfície interna.

Panela Antiaderente

 
 
 
Tipos de Panelas para cozinha
De fácil utilização, esse é o mais controverso tipo de panela para cozinha disponível no mercado. Em sua composição existem ácidos extremamente problemáticos. Quando expostos a altas temperaturas, libera gases tóxicos que causa sintomas similares aos da gripe. Se sua panela antiaderente estiver riscada ou se sua superfície estiver se desprendendo, descarte-a imediatamente.
 


Essa excelente dica dos tipos de panelas para cozinha é do site www.ecycle.com.br, da uma passadinha por lá tem varias outras dicas de cozinha. Como é importante ter mais de um tipo de panela, não se perca, mantenha sua cozinha organizada. 


Até a Próxima!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Tamanho correto das Formas

 Boa noite! Hoje vamos aprender qual o tamanho correto das formas pequena , media e grande . Sabe aquelas medidas que as receitas costumam pedir no final e você acaba chutando porque não sabe as medidas das formas corretas ? Por exemplo quando a receita pedi, coloque em uma forma retangular media , ou então coloque em uma forma pequena de furo no meio . Coloque em uma forma grande quadrada etc.Vamos aprender todas as medidas de formas , para você não ficar mais, chutando as medidas das formas . Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Méd