Pular para o conteúdo principal

DICAS PARA O BRIGADEIRO PERFEITO

 BRIGADEIRO PERFEITO
Olá pessoal,
hoje vou compartilhar com vocês os segredos para o brigadeiro perfeito! Fazer brigadeiro pode parecer algo simples, e é, mas com alguns toques e dicas especiais, pode ficar ainda bem mais fácil para você fazer um Brigadeiro perfeito. Por isso separei algumas dicas que super funcionam comigo, e deixam meus brigadeiros perfeito e irresistíveis. Antes de começar as dicas para um brigadeiro perfeito. Friozinho e chuva pede um docinho pra aconchegar a alma vou deixar uma receita de um BRIGADEIRO GOURMET.

BRIGADEIRO GOURMET


Ingredientes

3 latas ou caixinhas de leite condensado
2 colheres (sopa) margarina ou manteiga sem sal
200 grs de chocolate meio amargo ou branco picado
1 caixinha de creme de leite
3 colheres (sopa) de leite em pó

SUPER DICA: o leite em pó não permite que o brigadeiro cristalize mantendo-o cremoso por mais tempo.


Modo de Preparo


SUPER DICA: Evite panelas muito finas, quanto mais expessa a panela for, melhor ficará sua massinha de brigadeiro.

Dissolva o leite em pó no leite condensado até ficar homogêneo. Misture o creme de leite, a margarina ou manteiga e o chocolate de sua preferência. Leve ao fogo baixo mexendo sempre. Quando começar a ferver a atenção tem que ser redobrada não parando de mexer nem um segundo para não ficar com pelotinhas ou resíduos de rapa. Queremos uma massinha bem lisinha.

SUPER DICA: Pode mexer com colher de pau, mas a colher de silicone conhecida como pão duro é excelente facilita muito a não grudar e é mais higiênica também.

O ponto do brigadeiro é que desafia na receita, não deve ficar mole demais para manter sua forma redondinha e não deve ser consistente demais senão fica parecendo chiclete. No meu caso depois de começar a ferver, levou 20 minutos para ficar pronto. Isso vai variar da panela e do fogo e até mesmo do leite condensado usado.

SUPER DICA: Na dúvida, com o fogo desligado, retire uma pequena quantidade com uma colher de sopa e deixe resfriar na geladeira ou no freezer para conferir o ponto. 

Estando pronto coloque em um recipiente para esfriar em temperatura ambiente de preferência, depois de frio proteja com papel filme e enrole no dia seguinte. Pode enrolar no mesmo dia, porém o brigadeiro de um dia para o outro fica mais firme e mais saboroso. O brigadeiro pode ser consumido em até  4 dias a partir do dia em que foi feito, mantenha-o já enrolado e confeitado na geladeira e retire 3 horas antes de consumir.


  
 PARA ENROLAR: sem que grude nas mãos, umedeça levemente as mãos com água, estiver muito calor acrescente gelo isso ajudará deixar suas mãos frias. Untar as mãos com margarina ou manteiga, pode interferir no sabor, deixando-o mais gorduroso.

Sugestões de sabores


SUPER DICA: Se você gosta de surpreender, sair do trivial, e se seus convidados for um público mais adulto, você pode confeitar com sementes amiláceas ou oleaginosas (gergelim, linhaça, quinua, castanhas, nozes, macadâmia, amendoim) trituradas. Frutas secas picadinhas dá um toque exótico (damasco, laranja,  ameixa). Pretende comercializar seus docesSaiba mais.
 
Ponto do brigadeiro

Essa parte gera muitas dúvidas, mas é simples: quando começar a ferver, tombe a panela levemente para o lado. Se desgrudar do fundo, o brigadeiro está pronto. Mas atenção: o brigadeiro deve desgrudar totalmente, quando você tombar a panela, ele deverá ir inteiro para o lado, em uma massa só. Se ele estiver desgrudando um pouco, mas não vier inteiro para o lado, você não conseguirá enrolar. Aliás, esse ponto (meio desgrudando apenas) é o ponto do brigadeiro de colher, então se você deseja comê-lo assim já pode desligar o fogo e atacar!

Sal, sim senhor!
 
Adicionar uma pitadinha de sal à massa do brigadeiro irá realçar o sabor dos ingredientes e deixá-lo muito mais saboroso!
 
Após desligar a panela
 
Desligou o fogo, tire a panela da boca que você utilizou e transfira-a para outra boca que esteja fria ou para a pedra da pia. E continue mexendo por mais alguns segundos. Esse processo serve para interromper o cozimento e evitar que o brigadeiro passe do ponto.
 
Escolha do chocolate
 
Para garantir sabor e textura impecáveis ao seu brigadeiro, a escolha de um bom chocolate é fundamental. A maioria das pessoas usa chocolate em pó, mas eu indico um bom chocolate meio amargo. Ao misturar os ingredientes na panela que levará ao fogo, pique o chocolate em pedacinhos bem pequenos, para que ele derreta e incorpore-se aos demais ingredientes mais rápido.
Nem preciso dizer que achocolatado e bom brigadeiro não combinam né?

Para dar este visual: em processador triture brevemente o chocolate 
    
                   
Brigadeiro em gergelim
     

Brigadeiro em amendoim triturado
    

Brigadeiro em coco queimado
     

SUPER DICA: Se você quiser fazer a versão de brigadeiro de colher após desligar o fogo, acrescente uma caixinha de creme de leite misture bem e deixe esfriar.


Espero que tenham gostado da receita e das dicas. Participe, faça sua pergunta e deixe sua sugestão. Quem fizer brigadeiro depois vem me contar o que achou, combinado? Essa DICAS PARA O BRIGADEIRO PERFEITO é do blog Ma Chérie de la Cuiine, entra lá vocês vão gostar.



Bom Apetite
Até Próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Tamanho correto das Formas

 Boa noite! Hoje vamos aprender qual o tamanho correto das formas pequena , media e grande . Sabe aquelas medidas que as receitas costumam pedir no final e você acaba chutando porque não sabe as medidas das formas corretas ? Por exemplo quando a receita pedi, coloque em uma forma retangular media , ou então coloque em uma forma pequena de furo no meio . Coloque em uma forma grande quadrada etc.Vamos aprender todas as medidas de formas , para você não ficar mais, chutando as medidas das formas . Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Méd