Pular para o conteúdo principal

Como fazer uma Horta em casa

Cultivar uma horta em casa é um ótimo sinal de que você se preocupa com sua saúde e com o bem-estar da sua família. Independente do tamanho que você tem disponível, dá para fazer uma horta e nós te mostramos aqui neste post como fazer uma horta com pouco espaço. Junta a família para todos participarem, da criação da sua horta

Cultivar uma horta em casa é um ótimo sinal de que você se preocupa com sua saúde e com o bem-estar da sua família. Independente do tamanho que você tem disponível, dá para fazer uma horta e nós te mostramos aqui neste post como fazer uma horta com pouco espaço. Junta a família para todos participarem, mas antes aprenda como fazer uma horta com pouco espaço com a gente. Vem conferir: Seja em apartamento ou casa, você poderá sim ter sua horta. Antes de tudo, é preciso arrumar um lugarzinho em que tenha uma boa ventilação e entre luz solar. Se você tiver animais de estimação, procure um lugar para sua horta em que eles não passem, pois acabarão estragando a sua mini-plantação. Vamos às dicas:

LUZ SOLAR

  
Se o local escolhido tiver grande entrada de luz solar, durante o dia inteiro, você pode investir em ervas, leguminosas e hortaliças. Porém, se o lugar que você tem não tiver entrada de luz durante todo o dia, como varandas ou janelas, você pode plantar ervas e temperos.

ONDE SERÁ FEITA A HORTA ?


Há várias opções de plantio e você deverá escolher de acordo com o seu ambiente:O solo escolhido terá 100% de influência no resultado do plantio. Você deve analisar a textura do solo (úmido, seco ou muito encharcado), os nutrientes (se está limpo, sem lixos ou tem contato com água contaminada) que pode ter nele e os organismos vivos que existem no solo (insetos que pode ter).

Caso o solo seja encharcado, tente outra opção de plantio, pois isso não dará um bom resultado. Na hora de ir comprar as sementes e as mudas, se informe se o solo é bom para recebê-la. Cada espécie deve ter cuidados específicos.

HORTA EM VASOS


Se você não tem quintal na sua casa ou apartamento, prefira por hortas em vasos. Neles deverão ser feitos furinhos para escorrer a água. Encha 1/3 do vaso com brita ou pó de brita para fazer a drenagem e complete com uma camada de composto orgânico e outra com húmus até encher o vaso. Espalhe areia e plante as mudinhas.

RECICLAGEM

  
Um ótima opção para qualquer tipo de espaço, pois além de montar sua horta que é um ponto muito positivo, você estará contribuindo com o meio ambiente. Use garrafas pet, latas de refrigerante, latas ou caixas de leite, escadas, prateleiras, potes de vidro, xícaras, e outros itens que você tem na sua casa e dá para inovar.

Lembre-se de fazer furos no fundo para que a água possa escorrer.

HORTA VERTICAL


Como fazer uma horta vertical - Não tem espaço no chão? Então vamos para as paredes. Sim! É a famosa horta vertical, que está bombando para quem quer fazer uma horta e mora em apartamentos ou em casas sem quintal. Você pode usar qualquer uma das opções acima , exceto o solo, para fazer sua horta.

HORTA EM APARTAMENTOS

  
Como fazer uma horta em apartamento-  Sabemos que quem mora em apartamento sofre com problema de espaço, principalmente os imóveis mais modernos. Escolher um local para começar a sua horta é importante porque você precisará de um ambiente que favoreça o crescimento das suas plantas. Então veja um cantinho do seu apartamento que receba pelo menos 2 horas de sol por dia.
A luz do sol é importante porque é através dela que as plantas realizam o processo de fotossíntese, indispensável para a sua sobrevivência. O melhor lugar em um apartamento para se ter uma horta é com certeza as varandas e sacadas, mas se não tiver um desses em sua casa, ou queira deixar sua hora na cozinha, atente-se para a luz do local.

Algumas plantinhas são vendidas já no vasinho e muitas pessoas não se preocupam em fazer a troca, seno que aquele vaso não é o mais indicado para a espécie. Comprar um vaso que também possa ser usado por diversas outras plantas também é eficiente, pois dessa forma você evita ficar gastando com esses itens. Eles podem ser encontrados em qualquer loja de jardinagem e não custam caro.
Dê preferência aos vasos que possuem dreno, que são aqueles furinhos embaixo da peça. Essas aberturas darão espaço para a água escorrer e evita que a raiz da sua planta apodreça por umidade em excesso. Vasos mais baixos deixam a planta seca mais rapidamente. Então se a espécie que você vai cultivar é daquelas que pede uma terra menos úmida, dê preferência à esses vasos. O ideal é comprar peças com 10 centímetros ou um pouco mais de altura.

Essa escolha é muito relativa já que existem algumas plantas que o desenvolvimento é apenas por sementes. Dependendo da espécie que você vai cultivar, dar preferência às mudas é muito melhor porque você já tem uma planta corretamente germinada. Caso você não tenha praticidade com jardinagem, cultivar a planta a partir da semente pode gerar uma pequena dor de cabeça, já que elas precisam de muito cuidado e atenção.

É claro que cada planta vai exigir um tipo de rega diferente, mas quando se fala em hortas montadas em apartamento, os cuidados com a umidade das espécies deve ser redobrado. Isso porque quando não se tem sol demais, se tem de menos. Então o mais apropriado é que você mantenha um ritmo de regas a cada dois dias e sempre antes de realizar essa atividade, olhe todos os vasos para saber se não tem umidade suficiente.

CUIDADOS NA HORTA


Como já destacamos a cima, a luz solar é muito importante para um bom cultivo. Além disso, a irrigação também é indispensável para se ter bons resultados. Porém, é preciso vigiar na quantidade de água usada para irrigar. Se você encharcar o solo demais, ele vai escorrer e levar todos os nutrientes que tem no solo, e pode até causar o apodrecimento das raízes.

A quantidade ideal depende do que você plantou e o local. O solo do vaso seca mais rápido do que dos canteiros. Então, é bom ficar atento a todas as informações na hora que for comprar as mudas e sementes.

INSETICIDAS


Mesmo sendo uma horta pequena, deve-se ter cuidado com as pragas. Mas há a facilidade de controlá-las por conta do tamanho da sua plantação.

Inseticidas caseiros são a melhor opção pois não irão agredir suas plantas.  Veja algumas receitas que você pode preparar em casa:

Inseticida de coentro

  •     200g de folhas de coentro;
  •     1L de água.

Bata os ingredientes no liquidificador e borrife o líquido nas folhas das plantas.

Inseticida de pimenta

  •     6 a 10 pimentas;
  •     água.

Bata as pimentas no liquidificador com dois copos d’água por dois minutos. Deixe o composto descansar por uma noite e, no dia seguinte, filtre-o e misture com mais um copo d’água. O líquido pode ser borrifado nas folhas.

Inseticida de alho
  •     1 cabeça de alho;
  •     cravo da índia;
  •     2 copos de água.

Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma mistura homogênea e deixe-a descansar por um dia. Depois, adicione à mistura três litros de água e mexa bem. O inseticida pode ser borrifado nas folhas das plantas. Há um tempo certo de plantar cada espécie, veja no calendário:

Existem algumas dicas importantes que funcionam com as minhas plantchenhas:
  • Eu colocava a água diretamente na terra em que a planta está, isto é, no vaso de plástico em que ela vem. Comecei a notar que fazendo isto, ela morria facilmente, passados dois ou três dias. Passei então a colocar a água no qual ela vai fincar suas raízes, ou seja, na terra preta e voilá! As ~prantinhas~ passaram a crescer lindas, fortes e saudáveis.
  • No verão eu aguava as plantas todos os dias, pois notava que se eu deixasse um dia sem aguá-las, elas ficavam bem murchas. Mas agora no outono não é mais necessário aguar todos os dias, faço um dia sim e no outro não.
  • Planta é um ser vivo, e como tal, precisa de atenção, amor e carinho. Converse com suas plantinhas! #aloka
  • Uma dica que dou aqui pode não necessariamente ser a ideal para você. Vá testando aos poucos e aprendendo como lidar com suas plantinhas.
  • De preferência monte sua horta em um local com incidência de luz solar, pras plantas fazerem a fotossíntese (tia Silvia ia ficar muito orgulhosa, olha…)
  • Sempre que for retirar as folhinhas, corte com uma tesourinha a partir do caule, nunca arranque da raiz. Desta forma você sempre terá folhinhas novas nascendo.
  • Aliás, podar suas plantas é extremamente importante para que elas se renovem e cresçam sempre fortes.

Fonte do Texto: Canal da Decoracao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Tamanho correto das Formas

 Boa noite! Hoje vamos aprender qual o tamanho correto das formas pequena , media e grande . Sabe aquelas medidas que as receitas costumam pedir no final e você acaba chutando porque não sabe as medidas das formas corretas ? Por exemplo quando a receita pedi, coloque em uma forma retangular media , ou então coloque em uma forma pequena de furo no meio . Coloque em uma forma grande quadrada etc.Vamos aprender todas as medidas de formas , para você não ficar mais, chutando as medidas das formas . Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Méd