Pular para o conteúdo principal

Panela de fazer arroz

Vamos falar agora de um assunto que normalmente passa em branco e as pessoas não pensam muito neste aspecto: Panela para fazer arroz . Gente, aqui estamos falando de panela de fazer arroz convencional ( não é a panela elétrica de arroz) para fazer seu arroz no fogão convencional. Ou seja, este post é tipo a moda antiga! Nada de micro ondas, panela elétrica e coisas tecnológicas. Pensando em panelas digamos que normais, convencionais; como escolher a ideal para fazer seu arroz? Você sabia que a panela pode ser crucial para um arroz soltinho, saboroso e gostoso? Sim, esse utensílio pode ser seu trunfo além, claro de ser parte da decoração e tornar a mesa ainda mais bonita! 


Do que é feita a panela de fazer arroz.


 Primeiro de tudo, não existe uma panela que não possa ser usada para fazer arroz. Existem sim panelas mais indicadas para fazer arroz, principalmente para as pessoas que estão começando.  Alguns materiais ajudam quando cometemos  deslizes, pois demoram mais para começar a queimar o alimento ou não esquentam nas alças. Bom, panelas pesadas como panela de barro ou ferro não são aconselhadas pelo simples fato de serem pesadas. Não são panelas do dia a dia e não são fáceis de limpar. Usar uma panela de ferro para fazer arroz é tipo usar um vestido de festa no trabalho. Não tem necessidade.


        
panelas de vidro de fazer arroz

Exemplo de panela de barro e de ferro.

Além disso, panelas de vidro de fazer arroz são frágeis e muito aderentes ou seja o unidos venceremos pode acontecer com muita facilidade. Evite também!

   
panela de vidro

Exemplo de panela de vidro.

Dito isso, temos panelas de aço inox e alumínio com a opção de ter ou não o revestimento ( que pode ser cerâmico, antiaderente, esmaltado.) Se você for usar uma panela de inox sem revestimento, o processo de cozimento será mais rápido do que usar uma panela de alumínio para fazer arroz com revestimento cerâmico por exemplo. A quantidade de óleo/azeite que você vai usar para refogar o arroz será maior ( pois sem o revestimento, a tendência de grudar ou queimar é maior) e até o tempo de cozimento dos grãos vai variar conforme a panela. Panelas sem revestimento são mais finas ( menos espessas) e isso faz com que elas esquentem mais rápido. Por isso cuidado com o fogo alto tanto na hora de refogar o arroz quanto depois de colocar a água. Será mais fácil de queimar seu arroz com uma panela dessas, então bastante cuidado.

Se você precisa comprar panelas e quiser sem revestimento, procure comprar os modelos com espessura maior que 0,5mm. Menos que isso, a panela vai esquentar muito rápido e até a cebola pode queimar com facilidade. Além disso, a propagação do fogo será desigual, ou seja algumas partes da panela ficaram mais quentes que outras.

      
panela inox sem revestimento

Exemplo de panela inox sem revestimento

Panelas com revestimento cerâmico para fazer arroz são as minhas prediletas, pois a parte interna da panela é branca ou de cor clara e isso me dá uma sensação melhor do que o teflon, sabe? Aquele fundo antiaderente preto. Mas é mania minha porque ambas funcionam exatamente do mesmo jeito e tem o mesmo benefício. O revestimento em si ajuda a aumentar a vida útil da panela, praticamente elimina o uso de óleo, é biodegradável e não afeta o meio ambiente.

As panelas são mais espessas, usamos menos óleo para refogar, normalmente elas possuem um fundo duplo usinado ( aquele formato de CD no fundo da panela) e tudo isso ajuda durante o cozimento.

As panelas podem ter estampa, cores diferentes e tudo o que você preferir. A espessura ideal é de 1,8mm até 2,2mm. Mais do que isso é desnecessário tanto para fazer arroz quanto outros pratos. Essa espessura é suficiente e ainda vai te ajudar a poupar dinheiro!

    
panela com revestimento antiaderente preto e com revestimento cerâmico branco
Exemplo de panela com revestimento antiaderente preto e com revestimento cerâmico branco

Segundo ponto importante: tamanho da panela. Depois de pensar no material da panela, pense no tamanho! Claro que tudo depende da quantidade de arroz que você está fazendo. O arroz depois de cozido aumenta de 50% a 60% de tamanho. Então no momento de tirar a panela do armário, lembre-se desta proporção.

Panelas pequenas  para porções grandes, não permitem que o arroz cozinhe por igual e com certeza uma parte do arroz ficará crua. Eca!

Panelas grandes demais nos enganam um pouco, parece que tem pouca água, parece que tem pouco tempero.. e no final tudo pode ficar desbalanceado. Por isso, atenção também ao tamanho!

Terceiro ponto importante conheça a panela.

Pode parecer estranho falar assim, mas se você cozinha a algum tempo com aquela panela, se tem mais intimidade ( você nunca pensou que teria intimidade com uma panela hein!? Nem eu!! haha), tudo fica mais fácil. Você sabe quanto tempo demora para refogar os temperos por exemplo, e pode até se dar ao luxo de ir fazer outra cosia rapidinho! Se tem alguém te ajudando e a pessoa cozinha normalmente, escute a pessoa. Normalmente dá certo.

Dicas especiais para quem está começando na cozinha:


  •  Panelas com tampa de vidro podem ser bem uteis, pois facilitam o nosso acompanhamento sem necessariamente mexer na panela.

  • O cabo se for de baquelite ( tipo um plastico reforçado) ótimo, pois tende a não esquentar muito. Ideal que seja revestido de silicone para suportar ainda mais o calor.

  • Cuidado com a colher que você vai usar, utensílios de inox podem arranhar a superfície da panela e estragar a comida. Use colheres de bambu, silicone ou a boa e velha colher de pau.

E por fim, faça com vontade e com amor. Não fique com medo nem com aquele pensamento “Sei que vai dar errado, eu sei disso!” Cozinha é prática. Erros e acertos. Claro que com as nossas dicas você chegará lá muito mais rápido e FELIZ!



Fonte do Texto: loucos por arroz

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Tamanho correto das Formas

 Boa noite! Hoje vamos aprender qual o tamanho correto das formas pequena , media e grande . Sabe aquelas medidas que as receitas costumam pedir no final e você acaba chutando porque não sabe as medidas das formas corretas ? Por exemplo quando a receita pedi, coloque em uma forma retangular media , ou então coloque em uma forma pequena de furo no meio . Coloque em uma forma grande quadrada etc.Vamos aprender todas as medidas de formas , para você não ficar mais, chutando as medidas das formas . Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Méd