Pular para o conteúdo principal

Como fazer arroz

O arroz branco é um ingrediente totalmente presente no cotidiano dos brasileiros e brasileiras e integra junto com o feijão o prato mais famoso e básico do Brasil, além de ser extremamente nutritivo e saudável. Cada vez mais pessoas aprendem a cozinhar e consequentemente buscam aprender como preparar esse ingrediente indispensável da cozinha brasileira. Se você está começando a cozinhar e ainda não sabe como fazer arroz, hoje você aprenderá como fazer arroz soltinho na panela e ainda algumas outras receitas para ajudar você a fazer acertar em cheio e fazer um delicioso arroz em casa!    fazer arroz

O arroz branco é o mais comum e presente na maioria das casas do Brasil, por isso a primeira receita será usando ele. Como não há receita absoluta, ensinaremos como fazer arroz com uma receita bem simples. Veja como fazer uma receita arroz fácil e rápido:


Receita de como fazer arroz

  •  1 copo americano de arroz
  •  2 copos americanos de água
  •  1 dente de alho médio
  •  1 colher de chá de sal
  •  1 colher de sopa de óleo

O copo americano foi utilizado como medida por ser mais padronizado uma vez que as pessoas se confundem com o tamanho da xícara. O copo americano é aquele comum em padarias e bares e tem 200ml. Lave o arroz e deixe secar um pouco a agua use um escorredor de arroz.

1. Em uma panela acrescente o óleo e o alho amassado ou bem picado.

2. Quando o alho começar a dourar coloque o arroz, e mexa um pouco, acrescentando o sal em seguida

3. O segredo para que o arroz fique soltinho está nessa etapa: mexa ele bastante para refogar os grãos deixando fritá-los um pouco.

4. Em seguida acrescente a água (que sim, pode ser fria) e mexa  para que o arroz fique uniforme na panela. Agora coloque a tampa sem cobrir totalmente a panela e deixe em fogo alto até ferver. Quando isso acontecer, abaixe o fogo (e mantenha a tampa sem cobrir totalmente).

5. Quando começar a secar a água, escute até ouvir o som do arroz como se estivesse fritando ou estalando. É sinal de que a água secou. Apague o fogo e deixe a panela tampada totalmente por 10 minutos e depois bom apetite!

Dicas para fazer arroz perfeito


  1. Na hora de comprar, prefira o arroz de formato alongado, grãos íntegros e tom perolado
  2. A proporção ideal é: duas partes de água para uma de arroz
  3. A panela tem de ter o tamanho certo. E o cozinheiro deve conhecê-la bem
  4. Lavar ajuda a acelerar o cozimento
  5. Sempre cozinhe o arroz em água quente e jamais acrescente água fria no processo
  6. Refogar bem garante que os grãos fiquem soltinhos
  7. Cozinhar e escorrer ou deixar secar a água? Depende. Pode mexer? Não
     
 arroz
No início é natural errar e deixar o arroz um pouco empapado ou acabar deixando queimar, então para evitar isso, quando a água começar a secar (ou seja, não houver mais água por cima do arroz) enfie um garfo e empurre um pouquinho o arroz para ver se ainda há água (depois arrume o arroz com o garfo). Isso vai facilitar saber a hora em que o arroz está seco no começo.

Com o tempo, o “barulhinho” do arroz já seco ficará familiar e você saberá quando desligar.Vá usando diferentes temperos para encontrar a receita ideal para você. Na receita que demos só foi usado alho, mas você pode usar cebola picada e mais temperos que desejar. Experimente! Só assim saberá qual é o arroz perfeito para você.

Dica quando o arroz queimar: Se o arroz queimar, retire a parte superior, sem mexer no fundo e poderá aproveitá-lo, ainda, a menos que tenha queimado demais e o gosto de queimado tenha passado para a parte de cima. Bom apetite!



Fonte da Receita: Curto Dicas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Tamanho correto das Formas

 Boa noite! Hoje vamos aprender qual o tamanho correto das formas pequena , media e grande . Sabe aquelas medidas que as receitas costumam pedir no final e você acaba chutando porque não sabe as medidas das formas corretas ? Por exemplo quando a receita pedi, coloque em uma forma retangular media , ou então coloque em uma forma pequena de furo no meio . Coloque em uma forma grande quadrada etc.Vamos aprender todas as medidas de formas , para você não ficar mais, chutando as medidas das formas . Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Méd