Pular para o conteúdo principal

Como fazer massa de macarrão caseira

Sempre achei que fazer massa caseira de macarrão em casa era super difícil. Especialmente porque eu não tinha o cilindro de macarrão.

Um dia desses, tomei coragem e resolvi testar a receita de massa de macarrão caseira só com a força de meus braços e meu velho rolo de macarrão.

  • para cada 100 g de farinha (semolina ou trigo), um ovo.
  • Obs: 100 g de farinha = 2/3 de xícara de chá
    
Uma dica de um amigo italiano foi importantíssima (para que eu não jogasse tudo no lixo antes mesmo de começar a abrir a massa). Ele disse: "o que você precisa saber é que a massa deve ficar dura!" Nossa, achei que ela nunca ia abrir...mas não é que, de repente, ela vai ficando maleável e vai abrindo fininha e, ao mesmo tempo, firme. Devem ser as tais "cadeias de glúten" que vão se formando. Confesso que tive que agregar umas gotinhas de água para começar a trabalhar, pois ficou bem dura. É preciso força e perseverança! O braço dói um pouquinho no dia seguinte, mas é o tipo de esforço que recompensa com o orgulho do "eu consegui de primeira!".

Eu fiz a massa com 200g de farinha (calcule cada 100g + 1 ovo por pessoa) . Separei-a em 3 partes, para abri-la mais facilmente. Enfarinhe bem a superfície e vá passando o rolo para lá e para cá, pressionando-o bem, até a massa começar a ficar "translúcida", assim:

     
Se você tiver o cilindro é mais fácil, mas não muito mais. Trabalhar com a máquina de macarrão é uma tarefa um pouco ingrata, porque você precisará de ajuda de alguém para virar a manivela enquanto você encaixa a massa no cilindro (várias vezes, até afinar), sem contar o peso da maquininha e a necessária limpeza posterior.
 
Depois de aberta, você pode cortar a massa no formato que desejar: talharim grosso ou fino, lasanha, etc., e colocar em um varal (ou simplesmente estendida em algum lugar) para secar. Ou então, use a massa imediatamente, fazendo rondelis, capeletis ou raviolis. Eu fiz uns raviolis redondinhos, abrindo a massa, empregando o recheio, molhando com os dedos em volta do contorno de cada um, jogando outra massa aberta por cima e cortando, com a ajuda de um molde.

Recheio sugerido: queijo, tomate e manjericão. Bem suave. Para recheios com carne, recomendo o que a vó de meu marido faz: moer meio a meio carne de porco e de boi e temperar muito bem com sal, bastante noz moscada e um pouco de queijo ralado ou farinha para dar liga. Refogar e desprezar alguma água que solte. 
 
 
Essa receita de como fazer massa de macarrão caseira é do Blog Ki Dilicia, com varias outras receitas para você.
 
 
Bom Apetite
Até a Próxima!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Tamanho correto das Formas

 Boa noite! Hoje vamos aprender qual o tamanho correto das formas pequena , media e grande . Sabe aquelas medidas que as receitas costumam pedir no final e você acaba chutando porque não sabe as medidas das formas corretas ? Por exemplo quando a receita pedi, coloque em uma forma retangular media , ou então coloque em uma forma pequena de furo no meio . Coloque em uma forma grande quadrada etc.Vamos aprender todas as medidas de formas , para você não ficar mais, chutando as medidas das formas . Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Méd