Pular para o conteúdo principal

Tipos de arroz que existem no mercado


O arroz é mais do que um acompanhamento. O alimento é simplesmente um dos mais consumidos em todo o mundo, nos mais diferentes países e culturas, e é cultivado em várias partes do planeta (especialmente na Ásia). Segundo o jornal The Huffington Post , que fez uma matéria sobre o grão, embora o tipo mais consumido seja o branco, há uma boa variedade de tipos que podem ser aproveitados em receitas muito saborosas. Ainda de acordo com a reportagem, o arroz pode ser encontrado em três tipos: grão longo, médio ou curto. Também há o tipo marrom, ou integral, que está ganhando popularidade conforme as pessoas passam a se preocupar mais com a própria saúde.
O jornal ainda ensina uma forma simples de cozinhar o arroz: basta colocar um punhado na panela e deixar ferver até que fique macio. Alguns, como os grãos integrais, demoram mais a ficarem prontos; por isso, diz a reportagem, é importante sempre seguir as instruções da embalagem do produto.
Por fim, é importante saber armazenar o arroz. O grão pode durar anos, embora os tipos integrais não fiquem bons após seis meses. Vale guardar o arroz em um pote em local seco, ou mesmo na geladeira ou até no freezer.


Confira os tipos de arroz mais comuns de serem encontrados:

 

Arroz branco

 

 O mais comum de todos, está disponível nos tamanhos curto, médio e longo. O parbolizado passa por menos processos de refinamento do que o branco e, por isso, é considerado mais saudável e preserva melhor os nutrientes. Vai bem com a maior parte dos pratos e frituras.

 

Arroz basmati 

 

 
Cultivado na Índia e no Paquistão, é um grão longo e muito aromático (seu nome significa ¿cheiroso¿ em sânscrito). Pode ser encontrado integral ou branco. Vai bem com pratos indianos, curry e frituras.

Arroz vermelho 

 

 O arroz vermelho é um grão integral que só teve sua casca removida, então guarda ainda muitos nutrientes. Existe dois tipos: o grão longo (da Tailândia) e o cultivado no Butão, que é médio. Leva cerca de 20 minutos para ser cozido e precisa escorrer antes de ser servido.

 

Arroz integral 

 

 Este tipo não teve a casca retirada, deixando seu interior intacto. Tem um alto valor nutricional e aparecem em vários tipos, pois todos os grãos foram integrais em algum momento. Pode ser usado nas mesmas receitas do arroz branco.

 

Arroz jasmine 

 

 

Originário da Tailândia, é conhecido também como Hom Mali. Deve ser lavado antes de cozinhar e precisa de menos água do que o arroz branco comum (cerca de 1 xícara de arroz para 1 ou 2 de água). Combina com grelhados e refogados.

 

Arroz preto 


 É conhecido também como "arroz proibido", pois era o preferido dos imperadores da China. A cor é causada pelo alto nível de antocianina contido nele. É um arroz integral com muitos nutrientes e que pode ser encontrado na versão curta (chinesa) e longa (tailandesa). Ele é perfeito para pratos doces, como o arroz doce.

 

Arroz arbóreo 

 

Exclusivo para os risotos, prato típico de Veneza, esse tipo de arroz tem os grãos curtos para que sua textura fique cremosa depois de cozido. Ele também funciona para fazer arroz doce.

Arroz para sushi 

 

 


Existe vários tipos de arroz usados no preparo do sushi. As principais são o Koshihikari, Sasanishiki e Hatsunishiki, todos grãos curtos. Para preparar, ele deve ser cozido no vapor e depois combinado com uma mistura de açúcar, sal e vinagre de arroz.

 

Arroz selvagem 

 

 
Na verdade, esse grão é uma semente de gramínea nativa da América do Norte. Rico em proteínas, fibras e aminoácidos, o grão é comercializado sem a casca. Embora demore cerca de 50 minutos para cozinhar, pode substituir o arroz branco em grande parte dos pratos. 

Fonte: www.culinaria.terra.com.br
Publicidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Tamanho correto das Formas

 Boa noite! Hoje vamos aprender qual o tamanho correto das formas pequena , media e grande . Sabe aquelas medidas que as receitas costumam pedir no final e você acaba chutando porque não sabe as medidas das formas corretas ? Por exemplo quando a receita pedi, coloque em uma forma retangular media , ou então coloque em uma forma pequena de furo no meio . Coloque em uma forma grande quadrada etc.Vamos aprender todas as medidas de formas , para você não ficar mais, chutando as medidas das formas . Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Méd