Pular para o conteúdo principal

Filé de Pescada no Forno

Um aroma intenso de peixe bem temperado, recém saído do forno
Um aroma intenso de peixe bem temperado, recém saído do forno
Esta receita de Filé de Pescada no Forno reúne ingredientes simples que juntos dão um sabor e aroma marcante a esta receita, vale a pena anotar. Como sempre, o pimentão faz um ótimo trabalho, recomendo para a maioria dos preparos com peixes/frutos do mar. Vamos então, sem mais delongas, botar a mão na massa, que é assim que eu gosto!


Características


CategoriaPrato principal
Tempo de preparo1 hora e 40 minutos
Rendimento6 porções
ComplexidadeSimples


Ingredientes 



- 600 g. de filé de peixe pescada fresco
- 2 tomates médios/grandes
- 1 pimentão amarelo ou vermelho médio
- 1 cebola média
- 2 limões
- 4 colheres de sopa de azeitonas verdes fatiadas
- 4 ramos de salsinha e 4 ramos de cebolinha
- 4 dentes de alho
- sal a gosto
- pimenta do reino a gosto
- azeite extra virgem



Preparo

Neste preparo, vamos começar temperando e deixando de molho estes belos filés de pescada.
Pique bem a salsinha, esprema os alhos e coloque em um recipiente com tamanho suficiente para acomodar os filés, nesta ordem: sal em cada filé, um toque de pimenta do reino, os alhos espremidos, a salsinha picadinha e por fim o suco dos limões, espremidos. Espalhe bem o tempero pelos filés e deixe eles ficarem de molho, pegando este gosto.

Enquanto os filés adquirem um pouco de sabor, vamos preparando os outros ingredientes para montar a travessa que irá ao forno.

Corte os pimentões, os tomates e as cebolas em rodelas, deixando em recipientes separados. Pique também a cebolinha em pequenas rodelas. Deixe todos estes ingredientes a mão, vamos começar agora a montar a travessa.

Comece forrando o fundo da travessa com azeite extra virgem, aplicando logo em seguida uma camada de rodelas de tomate, uma camada de rodelas de cebola e uma de rodelas de pimentão. Por cima deste forro, coloque os filés de peixe, delicadamente. A esta altura deverão estar com um aroma delicioso, com bastante sabor.

Por cima do peixe, aplique a cebolinha e repita as camadas de tomate, cebola e pimentão, dando uma caprichada nas azeitonas no final. Nossa, que fome!

Agora é só levar no forno pré-aquecido em temperatura média (230 C°) por cerca de 1h-1h e 20 mins. Vá de tempos em tempos verificando se o peixe já está assado e os ingredientes levemente tostadinhos.

Quando estiver no ponto, sirva imediatamente!

Filé de peixe pescada recém saído do forno

2 Receita de Pescada

 

Filé de Peixe Crocante

Na minha opinião essa é uma das receitas mais gostosas de filé de peixe. Além de ser mais saudável porque é assado, o peixe fica saborosíssimo! A casquinha fica crocante e ajuda a manter a umidade interna, muito bom mesmo! Nesta receita usei filé de Saint Peter (tilápia), que eu corto ao meio no sentido do comprimento (separando as duas “bandas”), mas pode ser o peixe de sua preferência.
Tempere o peixe com pelo menos 2 horas de antecedência, você pode usar os temperos que mais lhe agradam. Usei apenas suco de limão, sal e pimenta branca moída na hora.Para fazer a crostinha é muito simples. Vou passar a receita da base e depois algumas sugestões para aromatizá-la.
Para fazer a base da crosta você vai precisar de:

  • 1 xícara de torrada processada grosseiramente (torrada dessas industrializadas que a gente compra no mercado para comer com requeijão, manja?). O ideal é usar a torrada tradicional, as versões light ou com fibras ficam secas demais. Se você não tiver processador, coloque em um saquinho e bata com um martelo ou rolo de macarrão. Pode ser usado também pão francês amanhecido ralado no ralador grosso ou processado, desde que esteja bem duro e seco, ou ainda torradas feitas com pão francês, mas não pode deixar torrar demais, tire do forno antes de dourar.
  • 1/2 colher (café) de sal;
  • 4 colheres (sopa) de azeite.
  • Esta é a base para a crostinha do peixe (dá para 4 filés grandes). Basta misturar bem. Para aromatizá-la, é só acrescentar os ingredientes da sua preferência, eu usei:
  • 1/3 xícara de cheiro verde;
  • 1 colher (sopa) de alho granulado;
  • raspas da casca de 1 limão.
Você pode adicionar as ervas de sua preferência, parmesão, pimentas, o que desejar, desde que não solte muito líquido, senão ela não fica crocante.
Feito isso, é só cobrir os filés na parte de cima com a “farofinha” pressionando com as mãos e colocá-los em assadeira bem untada com azeite (eu coloco alumínio e unto por cima dele). Leve os filés ao forno baixo, senão até o peixe chegar no ponto a casquinha queima. Meu forno é fraco, então deixo no 180º. Quando a casquinha estiver bem dourada é só tirar do forno e servir. Huummmm bom demais!!!


Fontes das receitas: www.panelaterapia.com
                                  www.mundogastronomic.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Tamanho correto das Formas

 Boa noite! Hoje vamos aprender qual o tamanho correto das formas pequena , media e grande . Sabe aquelas medidas que as receitas costumam pedir no final e você acaba chutando porque não sabe as medidas das formas corretas ? Por exemplo quando a receita pedi, coloque em uma forma retangular media , ou então coloque em uma forma pequena de furo no meio . Coloque em uma forma grande quadrada etc.Vamos aprender todas as medidas de formas , para você não ficar mais, chutando as medidas das formas . Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Méd