Pular para o conteúdo principal

Como fazer Ensopado de Peixe

Ensopado de peixe saindo da panela é lindo de ver né? 
Olá meus caros! Como estamos nesta sexta Feira? Todos ainda se recuperando das festividades do fim de semana, presumo. Como este humilde escritor é camarada de vocês, vou ajuda-los nesta recuperação com uma receita bastante revigorante, com um peixe que tem feito bastante sucesso aqui no Rio de Janeiro: O Peixe Polaca do Alasca.

Importado da China, este peixe tem andado em circulação pelos mercados aqui da cidade maravilhosa desde cerca de 2010, à um preço bem acessível. Com um sabor marcante, este peixe tem sido a onda do momento por aqui, logo, não pude deixar de preparar uma receita com esta belezinha. Com esta receita de Ensopado de Peixe Polaca, seja você apreciador de peixes, a dona de casa ou até o marombeiro procurando fonte de proteínos com baixo teor de gordura, esta receita certamente vai lhe ajudar em seu objetivo. Vamos ao que interessa?



Características


CategoriaPrato Principal
Tempo de preparo45 minutos
Rendimento7 porções
ComplexidadeSimples


Ingredientes 



- 1 kg. de peixe polaca congelado
- 5 batatas médias/pequenas
- 3 tomates pequenos
- 1 pimentão amarelo ou vermelho médio
- 6 ramos de salsinha
- 4 ramos de cebolinha
- 7 dentes de alho
- 2 saches de molho de tomate
- 2 limões
- ajinomoto
- sal a gosto
- 1 colher de sopa de açúcar (opcional)


No meu caso, eu usei este molho de tomate da Hemmer, com cogumelos, muito bom. Mas você pode usar basicamente qualquer molho de tomate pronto ou preparar o seu com extrato.

Preparo

Primeiramente, deve-se colocar os filés de peixe, descongelados de um dia para o outro, marinando para pegar o gosto (não marinando de um dia para o outro!). Para preparar o molho, junte o suco de 2 limões, 1/2 copo de água, 2 ramos de salsinha, 3 dentes de alho descascados, ajinomoto e algumas pitadas de sal em um liquidificador. Triture tudo até fazer um molho.
Em um recipiente, disponha os filés de peixe de forma que todos fiquem no molho. Deixe marinando enquanto prepara os outros ingredientes.
Corte os tomates rusticamente, deixando a casca e as sementes. Corte o pimentão amarelo em pedaços pequenos. Pique bem a salsa e a cebolinha restante. Descasque as batatas e corte em rodelas. Descasque os 4 dentes de alho restantes e esprema-os. Deixe todos os ingredientes ao alcance, para ir utilizando enquanto prepara o ensopado.
Pegue uma panela bem grande, pode ser inclusive uma panela de barro. Leve os 4 dentes de alho espremidos para dourar em um pouco de azeite. Quando estiverem bem douradinhos, aplique o molho de tomate junto com 2/3 de copo de água. Misture bem o molho de tomate com a água.
Hora de aplicar os outros ingredientes. Aplique, nesta ordem: os filés de peixe, as batatas, o tomate, o pimentão, a salsa e a cebolinha. Por fim dê uma caprichada  no ajinomoto e uma corrigida no sal. Mexa um pouco e se quiser acrescente uma colher de sopa de açúcar para ajudar a diminuir a acidez do molho de tomate, além de dar um gostinho especial que eu particularmente gosto muito. 
Agora é só diminuir o fogo, tampar a panela, e deixar por cerca de 15-20 minutos até o ensopado baixar um pouco e engrossar. Sirva imediatamente! Umas fatias de pão duro caem muito bem.
Ensopado é bom de comer quente, com um pouquinho de arroz melhor ainda!



 2 receita de Peixe


Ingredientes
Serve: 6 

  • 2 tabletes de caldo de peixe
  • 2 xícaras de água quente
  • 400 g de mandioca sem casaca em pedaços
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 1/2 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 xícara de molho de tomate
  • 1 xícara de leite
  • 750 g de filés de tilápia
  • 1 colher (sopa) de salsa picada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Preparo:30mins  ›  Pronto em:30mins 

  1. Dissolva o caldo de peixe na água quente e bata no liquidificador junto com a mandioca. Reserve.
  2. Doure a cebola e o alho no azeite e adicione o molho de tomate. Cozinhe por 2 minutos e junte o caldo de mandioca. Deixe engrossar e acrescente o leite.
  3. Tempere o peixe com sal e pimenta e junte ao molho na panela. Cozinhe por mais 5 minutos com a panela tampada. Junte a salsa, tempere com sal e pimenta e deixe no fogo até o peixe ficar cozido. Sirva a seguir.

3 Receita de Peixe 

 

Receita Ensopado de Peixe

Receita Ensopado de Peixe

  • 2 kg de peixe em postas
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1 cebola grande em cubos
  • 3 tomates maduros sem pele sem semente cortado em cubos
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • 2 colheres de azeite
  • sal e pimenta a gosto
  • salsa
  • cebolinha a gosto
ReceitasReceita Ensopado de Peixe, com certeza esta é uma ótima dica para o seu cardápio do feriado, e é claro, perfeito para os dias mais frios, sem dúvida alguma todos irão adorar! Acompanhe agora o modo de preparo e experimente na sua casa também

MODO DE PREPARO DA RECEITA DE ENSOPADO DE PEIXE

  1. Em uma panela preferencialmente de ferro coloque o azeite.
  2. Acrescente uma camada do peixe em postas.
  3. Faça uma outra camada de cebola, uma camada de tomate, assim até terminar o peixe, termine com uma camada de tomate.
  4. Acrescente em seguida o caldo de legume dissolvido em 1 xícara de água quente, acrescente o sal e pimenta a gosto, mas lembre-se de que no caldo de legume já tem um pouco de sal.
  5. Cozinhe tudo tampado, após uns 35 minutos vai ter um bom caldo.
  6. Acrescente então o leite de coco de uma vez só.
  7. Junte também a salsa e a cebolinha tampe novamente e baixe o fogo para que o leite de coco engrosse.

Sempre novas receitas deliciosas de doces, salgados, petiscos e pratos para servir em seus almoços ou jantares, você encontra tudo aqui com a Ana Maria. Não deixe de conferir nossas novidades em receitas para todos os gostos!

Fonte: www.mundogastronomic.com.br
            www.receitasanamaria.net

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Tamanho correto das Formas

 Boa noite! Hoje vamos aprender qual o tamanho correto das formas pequena , media e grande . Sabe aquelas medidas que as receitas costumam pedir no final e você acaba chutando porque não sabe as medidas das formas corretas ? Por exemplo quando a receita pedi, coloque em uma forma retangular media , ou então coloque em uma forma pequena de furo no meio . Coloque em uma forma grande quadrada etc.Vamos aprender todas as medidas de formas , para você não ficar mais, chutando as medidas das formas . Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Méd