Pular para o conteúdo principal

Colheita de Arroz



Dentro do sistema de produção do arroz, a colheita, a pós-colheita e a industrialização são as últimas operações antes da comercialização. Este fato é suficiente para justificar atenção especial , pois, nestas fases, o custo agregado ao produto é o mais alto, devido aos inúmeros gastos que já foram realizados no decorrer do processo de produção.
Ponto de Colheita
O teor de umidade do grão adequado para realizar-se a colheita do arroz está entre 18 e 23%. Se colhido com teor muito elevado, haverá grãos em formação. Por outro lado, se a colheita for muito tarde haverá mais quebra de grãos no beneficiamento e, quando se destina a semente, o vigor poderá ser afetado.

Colheita mecânica de arroz irrigado

Dentre as operações agrícolas que desempenham papel importante na produção de arroz , destaca-se a da colheita.

A operação de colheita é realizada, geralmente, por diversos tipos de máquinas, desde as de pequeno porte tracionadas por trator, até as colhedoras automotrizes, dotadas de barra de corte de até 6 metros de largura, as quais realizam, em seqüência, as operações de corte, recolhimento, trilha e limpeza.
Funções de uma colhedora
Podem-se distinguir as seguintes funções em uma colhedora: corte da cultura e direcionamento para os mecanismos de trilha; trilha, que consiste na separação dos grãos de suas envolturas e de partes de suporte na planta; separação do grão e da palha; limpeza.


 
Perdas na colheita de arroz irrigado
As perdas na colheita mecânica de arroz poderão ocorrer por três motivos básicos: antes da colheita, na plataforma da colhedora e nos mecanismos internos da colhedora.
Antes da colheita
As perdas devem-se a o fato de a colheita ser realizada fora de época, à ocorrência de chuvas em excesso, granizo e ventos, à debulha natural influenciada pela genética das cultivares, bem como ao ataque de pássaros, comuns nesta região na época da colheita.
Na plataforma da colhedora
Este é o local de maior perda de grãos na colheita, respondendo por até 85% do prejuízo.
Plataforma convencional
Os pontos responsáveis por estas perdas na plataforma são os seguintes:
Molinete: ocorrem perdas devido à baixa ou excessiva velocidade, ou devido a sua má posição na hora da operação da máquina, causando debulha, acamamento e/ou duplo corte.

Barra de corte: as perdas devem-se ao fato de as navalhas estarem quebradas, tortas, trincadas ou sem fio, e/ou os dedos encontrarem-se tortos; também devido à folga nas peças de ajuste da barra de corte.
Velocidade da máquina: o operador deve conduzir a colhedora, cortando de maneira a aproveitar toda a largura da barra de corte, porém, avançando à maior ou menor velocidade, segundo as condições da cultura.
Densidade da cultura: uma baixa densidade de plantas dificulta o trabalho da plataforma, fazendo com que as plantas deixem de ser recolhidas pelo molinete, perdendo, por conseguinte, grãos.
Presença de plantas daninhas: a presença de plantas daninhas na lavoura de arroz contribui para o aumento das perdas.
Umidade dos grãos: padrões fora da umidade recomendada, 18 a 23%, aumenta as perdas.
Plataforma recolhedora
Estes equipamentos retiram ou arrancam o grão ao invés de cortar a panícula, como fazem as colhedoras equipadas com plataformas convencionais.

Os resultados iniciais obtidos com arroz irrigado na Itália mostram que são possíveis aumentos de até 60% na taxa de colheita.

Mecanismos internos da colhedora
Os principais pontos de perda são: perdas no cilindro, no saca-palha e nas peneiras.
Perdas no cilindro
Acontecem devido a pouca velocidade ou a muita distância entre o cilindro e o côncavo. Normalmente, apresentam-se em forma de panículas sem debulhar.
Perdas no saca-palhas
As perdas no saca-palhas acontecem a semelhança do caso anterior.

Perdas nas peneiras
As perdas nas peneiras são causada geralmente por trilha curta, furos das telas muito fechados e ar mal dirigido, insuficiente ou excessivo. As perdas nas peneiras são grãos soltos, que saem juntamente com a palha miúda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Tamanho correto das Formas

 Boa noite! Hoje vamos aprender qual o tamanho correto das formas pequena , media e grande . Sabe aquelas medidas que as receitas costumam pedir no final e você acaba chutando porque não sabe as medidas das formas corretas ? Por exemplo quando a receita pedi, coloque em uma forma retangular media , ou então coloque em uma forma pequena de furo no meio . Coloque em uma forma grande quadrada etc.Vamos aprender todas as medidas de formas , para você não ficar mais, chutando as medidas das formas . Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Méd